PT de Francisco Beltrão homenageia candidatos e candidatas ao longo de sua história
Os 42 anos do Partido dos Trabalhadores (PT) foram comemorados com um encontro, sábado, no Dom Zu Centro de Eventos, em Francisco Beltrão.

No último dia 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou 42 anos de fundação no Brasil. Em Francisco Beltrão, essa história vem sendo escrita há aproximadamente 36 anos, pois a legenda só foi formalmente criada no município no final da década de 80. Por isso, o Diretório Municipal do PT de Beltrão reuniu mais de 250 filiados e simpatizantes no sábado de carnaval, dia 26, no Centro de Eventos Dom Zu, em confraternização para comemorar o aniversário do partido e também para homenagear os militantes que, ao longo desse tempo, em algum momento, colocaram seus nomes à disposição para concorrer e eleger-se a algum cargo eletivo nos poderes Executivo e Legislativo.
Mais de 80 militantes, filiados e filiadas à sigla em Francisco Beltrão, foram candidatos e candidatas nas disputas eleitorais, de 1986 para cá, seja para a Câmara Municipal, Prefeitura, seja para a Assembleia Legislativa do Paraná ou pleiteando uma vaga no Congresso Nacional. Também foram lembrados companheiros e companheiras já falecidos, cujos certificados de honra foram entregues a familiares. Para a vice-presidente do diretório municipal, Susana Beatriz Lourenci, essas pessoas construíram e constroem sua história de vida e buscam materializar seus sonhos dentro das instâncias partidárias, o que contribuiu para fortalecer a organização do partido no município.
“Fizemos desse encontro um momento festivo, marcado pela alegria de reviver essa caminhada de defesa da classe trabalhadora e de construção de uma sociedade mais justa, com equidade e, principalmente, para reafirmar nosso compromisso e a certeza de que é possível, sim, termos uma sociedade melhor para todos e para todas a partir de uma ação política, participativa, popular e solidária”, disse Susana.
A deputada estadual Luciana Rafagnin foi uma das homenageadas também por seus dois mandatos como vereadora em Francisco Beltrão, a primeira a preencher uma vaga pelo PT na Câmara Municipal, e por encarar o desafio de concorrer pela legenda à prefeitura local em duas ocasiões. “Este momento serviu para renovarmos nossas energias e percebermos no olhar e na disposição de cada companheiro e de cada companheira que seguimos ainda mais fortes para encarar e vencer os desafios futuros”, disse Luciana. “Entendemos que é urgente a necessidade de mudanças na política brasileira e no estado, pois precisamos voltar a ter políticas públicas voltadas ao povo que mais precisa de governo e projetos estruturantes, que realmente melhorem a vida das pessoas e o PT já mostrou que isso é possível”, afirmou.

O advogado Arni Hall, um dos fundadores do PT em Francisco Beltrão, após uma fala contundente sobre o papel e a importância dessas candidaturas ao longo da história de construção do partido no município, do recado que há 42 anos o PT vem dando ao mundo de avanços civilizatórios, destacou a responsabilidade social e o compromisso da militância do PT na garantia de direitos e no desenvolvimento inclusivo do País, bem como as perspectivas apontadas pelas pesquisas de opinião sobre a recondução do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República nas eleições de 2022. “A eleição do Lula é imprescindível para a história do Brasil e para a humanidade. Tenham presente neste espaço de construção política do município o compromisso de cada um de nós, pois não basta sermos bons profissionais em nossas áreas de atuação, termos um trabalho, uma família... Temos de conseguir estruturar uma sociedade que permita às pessoas viverem de uma forma decente, digna”, disse Arni.
“Uma sociedade em que gente não tenha de morrer de fome, que pais não tenham de deixar criança sozinha em casa para irem trabalhar por falta de creche. Somos agentes de transformação da realidade, de condições dignas de vida para todas as pessoas”, completou. No recado final, Arni disse às mais de 250 pessoas que participaram do encontro: “Só há uma razão de viver, que é conseguir semear dignidade para os nossos e para os que virão depois de nós”.
Texto: Assessoria.
Fotos: Denise Veiga/Thea Tavares
